Basilides de Godoy

Programação de Jogos Digitais integrado ao Ensino Médio (MTEC)



Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Programação de Jogos Digitais, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Programação de Jogos Digitais, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: É o profissional que compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Projeta, desenvolve e implementa jogos digitais. Codifica programas, desenvolve e editora elementos sonoros e gráficos em duas e três dimensões; gerencia e presta suporte a jogos digitais. Planeja e desenvolve ações de marketing e divulgação. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jogos digitais em diversas mídias, tais como: consoles, microcomputadores, dispositivos móveis e Internet.

 

Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

Mercado de trabalho
instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem programação para jogos digitais; empresas que desenvolvem aplicações para dispositivos embarcados, TV Digital, publicidade, simuladores, desenvolvimento de jogos educacionais, jogos para treinamentos específicos, como jogos corporativos e de reabilitação motora.


Componentes Curriculares 1° Ano 2° Ano 3° Ano Total
Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional 80 120 120 320
Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional 80 80 80 240
Matemática 120 80 120 320
Arte 80 - - 80
Educação Física 80 80 - 160
História 80 80 - 160
Geografia 80 80 - 160
Física 80 80 - 160
Química 80 80 - 160
Biologia 80 80 - 160
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol - - - -
Filosofia - - 40 40
Sociologia - - 80 80
Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III 80 80 80 240
Lógica de Programação 120 - - 120
Operação de Software Aplicativo 80 - - 80
Desenvolvimento de Jogos para Web I e II 80 80 - 160
Programação Orientada a Objetos - 120 - 120
Modelagem 3D - 80 - 80
Linguagem de Programação I e II - 80 120 200
Animação 3D - - 120 120
Técnicas e Linguagens para Banco de Dados - - 80 80
Ética e Cidadania Organizacional - - 40 40
Marketing para Jogos Digitais - - 80 80
Programação para Dispositivos Móveis - - 80 80
Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Programação de Jogos Digitais - - 80 80
TOTAL 1200 1200 1120 3520