Basilides de Godoy

Marketing integrado ao Ensino Médio (MTEC)



Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Marketing, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Marketing, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

 

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

 

Mercado de trabalho
Instituições públicas; privadas e do terceiro setor; comércio; empresas de consultoria e de forma autônoma.


Componentes Curriculares 1° Ano 2° Ano 3° Ano Total
Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional 120 120 120 360
Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional 80 80 80 240
Matemática 120 120 120 360
Arte 80 - - 80
Biologia 80 80 - 160
Educação Física 80 80 - 160
Física 80 80 - 160
Geografia 80 80 - 160
História 80 80 - 160
Química 80 80 - 160
Filosofia - 40 - 40
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol - - - -
Sociologia - - 40 40
Aplicativos Informatizados 80 - - 80
Introdução ao Marketing e Comunicação Integrada 80 - - 80
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor 80 - - 80
Projeto Integrador I e II 80 80 - 160
Estratégias de Marketing e Modelos de Negócios - 80 - 80
Ética e Cidadania Organizacional - 40 - 40
Informática Aplicada ao Marketing - 80 - 80
Promoção de Vendas e Merchandising - 80 - 80
Administração Financeira Aplicada ao Marketing - - 80 80
Canais de Distribuição - - 80 80
Legislação de Mercado - - 80 80
Marketing de Relacionamento - - 80 80
Marketing Digital e E-Commerce - - 80 80
Marketing Institucional - - 80 80
Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing - - 120 120
Plano de Marketing - - 80 80
TOTAL 1200 1200 1040 3440